top of page
Buscar

Informativo Geral 03/04/2020

Senhores responsáveis,

Inicialmente, recebam o nosso carinho e toda a atenção neste momento peculiar, que exige de todos nós: paciência, compromisso, envolvimento e responsabilidade. A missão de nossa Rede de Ensino traz a promoção, o resgate da dignidade humana e a vida como essência.

Diante dessa missão, permanecemos em atividade e atentos, seguindo as medidas de enfrentamento da emergência de saúde pública decorrente da pandemia do Novo Coronavírus (COVID-19), conforme referências oficiais divulgadas desde 11 de março de 2020, a iniciar pelo Decreto nº 40.509, do governo local. Estas revogadas pelo decreto n° 40.583, no âmbito do Distrito Federal, em 01 abril de 2020, que dispõe:

[...]

Art. 2º Ficam suspensas as atividades educacionais em todas as escolas, universidades e faculdades, das redes de ensino pública e privada, no âmbito do Distrito Federal, até o dia 31 de maio de 2020.

[...]

Art. 11. As medidas previstas neste Decreto poderão ser reavaliadas a qualquer momento, mesmo antes do prazo estipulado nos arts. 2º e 3º.

[...]

Todas as ações escolares dependem dos desdobramentos referentes à COVID-19 e suas implicações. Como Instituição Educacional socialmente responsável, estamos empenhados em organizar da melhor forma possível nossas demandas escolares, a fim de minimizar os efeitos que a suspensão das aulas acarreta. Este é um momento que, necessariamente, escola, família e estudantes formam um único corpo acadêmico. Não imputamos a nossa responsabilidade aos senhores; mas, partilhamos, sim, um compromisso com a aprendizagem em tempos de isolamento social. Permanecemos à disposição para suporte pedagógico e socioemocional. Em caso de necessidade, não hesite em estabelecer contato conosco.

Para que possa haver uma organização precisa, seguem alguns esclarecimentos e orientações:

1) Calendário escolar

Como já mencionado, estamos acompanhando todas as demandas que a pandemia nos apresenta e, a partir das orientações dos órgãos educacionais competentes, realizamos alguns ajustes. O uso do recesso escolar em julho/feriado, inserção de sábados letivos e dilatação do calendário são possibilidades que podem ser colocadas em prática, diante de nosso compromisso com as habilidades pedagógicas dos estudantes. Demanda necessária e que todos conhecem. A equipe será cautelosa nessa organização e contamos com a compreensão de todos, partindo da premissa de que se trata de uma situação inusitada, inclusive para nós.

O Conselho de Educação do Distrito Federal, em seu parecer n° 33 2020-CEDF, apresenta o uso da tecnologia como possibilidade de estratégia acadêmica, com caráter não presencial, como uma importante ferramenta para ajuste do calendário escolar, levando em consideração o perfil exigido para a letividade. O Colégio Santa Rosa, no uso dos direitos conferidos, irá fazer uso dessa metodologia, objetivando a continuação do processo de aprendizagem.

2) O aplicativo IsCool App

Desde o início da suspensão das aulas presenciais, conforme decreto já mencionado, o Colégio tem enviado atividades para realização domiciliar. Esse fato passou a ser gradativamente potencializado com o advento das videoaulas. Logo, estivemos e permaneceremos em atividade, em respeito à necessidade de movimento acadêmico dos estudantes. O primeiro momento de uso da nova tecnologia (videoaula) foi, para todos, um desafio superado com muita determinação e compromisso. Todavia, acreditamos na efetiva parceria entre as partes (escola e família) e continuaremos usando essa alternativa para

fins acadêmicos. À frente, estão algumas orientações com o objetivo de tornar essa experiência mais eficaz bem como minimizar os problemas que, porventura, possam surgir:

· Para que a ferramenta seja viabilizada, contamos com a organização e planejamento também dos senhores. Sugerimos uma rotina de estudos bem estabelecida para os estudantes;

· As videoaulas serão postadas em nossa plataforma IsCool App, seguindo um planejamento. Atividades também serão postadas como fixação do conteúdo da videoaula. Essas atividades possuem perfis diferenciados que serão apresentados pelos professores para que sejam feitas com excelência;

· Algumas videoaulas podem ser ministradas pelo professor da matéria do turno contrário. Em algumas matérias, há dois ou mais professores.

· Os pais e estudantes poderão tirar suas dúvidas com os professores, deixando-as registradas no espaço específico da própria mensagem. O professor irá responder, obedecendo ao seu dia e horário de trabalho. É importante que o acesso ao professor enfoque questões essencialmente pedagógicas;

· SOLICITAMOS QUE, AO SE APROPRIAR DA MENSAGEM, NOTIFIQUE O RECEBIMENTO, COMO PARTE DO CONTROLE DE FREQUÊNCIA;

· Além do “link” via IsCool App, estamos organizando, no site do Colégio, os vídeos por ano de ensino no novo menu “videoaulas”;

Ainda estamos ajustando o nível e a quantidade de atividades domiciliares diárias, levando em consideração fatores intra e extra escolares;

· Estaremos em contato direto com os senhores e qualquer nova estratégia será comunicada;

· A autonomia é importante. O acompanhamento é essencial!

3) Plataforma virtual

Estamos cientes de que o novo contexto acadêmico não extingue o uso de tecnologias educacionais avançadas, que privilegiem o acesso direto ao professor em tempo real. Por isso, em breve receberão informações detalhadas de acesso a essa ferramenta, em informativo específico. Neste momento é necessário cautela e precisão em todas as decisões.

4) Orientação aos alunos

Queridos alunos,

Sigamos rumo a essa nova demanda. Algo inusitado requer muita cautela e dedicação. Contamos com vocês e com seus familiares nesse processo de aprendizagem virtual, fundamental para seguirmos nossos trabalhos acadêmicos. Seguem algumas dicas importantes:

· Crie uma rotina de estudo organizada, com horário estabelecido e local adequado, fugindo de estímulos externos. Não permita que algo atrapalhe a sua concentração;

· Organize o espaço com tudo que irá precisar, de forma que seu estudo não seja interrompido;

Assista aos vídeos com atenção e espírito investigativo. Haverá a possibilidade de retorno quando não compreender algo. Não perca essa oportunidade. Existe um canal de acesso ao professor dentro da plataforma digital IsCool App;

· Durante as aulas “ao vivo”, mantenha-se atento e participativo. O êxito deste momento depende também do seu comprometimento;

· Não hesite em aprofundar-se no conhecimento, buscando outros acessos, desde que confiáveis;

· É fundamental que mantenha os seus cadernos organizados. Assista aos vídeos, participe das aulas, registre as informações; organize as principais ideias e siga as orientações dos professores;

· NÃO DEIXE PARA AMANHÃ! Realize as atividades evitando acúmulo. Leia e obedeça aos comandos;

· Guarde as atividades impressas em uma pasta de forma organizada; o mesmo deve ser feito em relação às atividades feitas no computador.

· As atividades podem ter perfis diferenciados. LEIA ATENTAMENTE OS COMANDOS!

· Os materiais escolares (cadernos e livros) estão disponíveis para retirada, na escola, em horário comercial.

· Registre em sua agenda, no respectivo dia, o que já foi realizado e o que precisa executar. Esse planejamento irá ajudar a não esquecer nada. Acredite!

· Quanto ao acesso: acompanhe na plataforma IsCool App a sinalização das atividades e vídeos, com seus respectivos “links”. Além do “link” via IsCool App, estamos organizando, no site do Colégio, os vídeos por ano de ensino no novo menu “videoaulas”;

· Seja responsável e comprometido! A ferramenta educacional, com acesso remoto, requer do estudante muito compromisso e um perfil autônomo e eficaz. Não se pode permitir autossabotagem. Esteja atento a isso!

· Organize o seu dia de forma que momentos de lazer e interação familiar sejam contemplados. É fundamental!

Queridos alunos, contem com o auxílio dos responsáveis. Credibilize e respeite aquilo que for combinado entre as partes: estudante, família e escola.

3) Considerações finais

Estimados pais, este é um momento que precisamos nos UNIR em prol da saúde de nossa comunidade escolar, além de unir esforços para fins acadêmicos.

Sabemos que o processo de migração para uma nova realidade de ensino remoto pode ensejar possíveis ajustes e, por isso, contamos com os senhores.

Estamos acompanhando os desdobramentos burocráticos e administrativos referentes ao uso da tecnologia (EAD). Nossas referências são os órgãos competentes e suas orientações.

Certos de que em breve nos encontraremos... Seguimos trabalhando por vocês daqui.


Atenciosamente,

Equipe Diretiva do Colégio Santa Rosa

Brasília, 3 de abril de 2020.

10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page