Buscar
  • Colégio Santa Rosa

O que é Educação Bilíngue?


A educação bilínguealvo de muitas dúvidas e vertentes teóricas, vai muito além da questão linguística. Discorrer sobre o seu real significado não é algo tão simples. Trata-se de um tema que envolve aspectos históricos, ideológicos, políticos, interesses pessoais e sociais.


Essas variações e questões complexas que permeiam o assunto refletem inclusive no entendimento do corpo docente e dos pais de alunos sobre como funciona a educação bilíngue, seus objetivos e orientações, tipos de programas e, inclusive, a sua eficácia.


Então, neste artigo, vamos abordar de forma clara e objetiva o universo da educação bilíngue e tentar minimizar ou mesmo sanar todas as suas dúvidas sobre o assunto.


A Educação Bilíngue


Assim como o bilinguismo ainda não possui uma definição concreta, o conceito de educação bilíngue também divide opiniões entre os especialistas quanto a algumas particularidades.


O fato é que a educação bilíngue não se trata do ensino de idiomas ou de uma prerrogativa da escola bilíngue, mas é sobre a utilização de uma segunda língua (L2) enquanto instrumento para desenvolver conhecimentos diversos. Portanto, não necessariamente começa na escola, mas pode ser desenvolvida no próprio convívio familiar, com os amigos, a sociedade, no trabalho, nos meios de comunicação, entre outras situações sociais.


Esse modelo de aprendizagem está relacionado à aquisição de um segundo idioma mediante práticas do cotidiano e/ou escolares, utilizando a L2 como um mecanismo de aprendizado, sem que essa segunda língua seja o objeto de estudo.


Dessa forma, nas escolas bilíngues,a segunda língua é usada como meio de instrução para outras áreas (ciências, matemática…), e o aluno passa por um processo de imersão, ampliando o seu repertório cultural. Diferente das escolas regulares e institutos de idiomas, onde, nesse contexto, o formato é focado essencialmente no ensino da segunda língua.


Em geral, a educação bilíngue no Brasil está ligada à educação dos povos indígenas e à aquisição de línguas de prestígio internacional (principalmente o inglês), conforme abordamos no nosso artigo sobre o surgimento do bilinguismo no Brasil. Além disso, tendo a Libras como língua oficial do nosso país, entra nesse cenário também a educação bilíngue para surdos.


2 visualizações

ESPAÇO DO ESTUDANTE

Início

Infolog

IsCool App

Área Restrita

SIGA AS NOSSAS REDES SOCIAIS

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - Círculo Branco

FALE PELO WHATSAPP

whatsapp-enviarmsg.png

ENTRE EM CONTATO

arrow&v

Desenvolvido por Agência OX.