Buscar
  • Colégio Santa Rosa

Educação bilíngue: conceitos e práticas essenciais

O Brasil não é um país monolíngue, ou seja, onde se fala apenas uma língua. Nossas terras tropicais são resultados da intervenção de muitos povos e podemos encontrar inúmeros dialetos ao percorrer as regiões. Essa diversidade cultural e linguística abre oportunidades, em especial para educação bilíngue.

Segundo a professora Terezinha Maher da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), além do português, “são faladas, hoje, em nosso país, mais de 222 línguas”. Esse total não faz referência a línguas de outras nacionalidades, mas somente aquelas que são nativas do Brasil, como é o caso das indígenas. 

É importante ter em mente que embora não seja proibido o funcionamento de escolas bilíngues que ensinem como segunda língua idiomas estrangeiros, o MEC reconhece escolas bilíngues apenas como aquelas que oferecem Educação Bilíngue Indígena (Lei 9.394); Educação Bilíngue para Surdos (Lei 10.436/2002); e fronteiriças. Assim, vale a pena não ir fechando contrato com qualquer instituição que diga ser bilíngue.  Para a segurança  e melhor aproveitamento do ensino pelo aluno, o recomendado é ficar sempre de olho nos órgãos que fiscalizam tais colégios que ofertam ensino bilíngue, como a Associação Brasileira do Ensino Bilíngue (Abebi) e a Organização das Escolas Bilíngues de São Paulo (OEBI) Há ainda outros pontos que auxiliam a determinar se o colégio tem competências em oferecer essa educação diferenciada.


Qual a idade boa para matricular na Educação Bilíngue? Conforme estudo divulgado pelo Massachusetts Institute Of Technology (MIT), a idade boa para aprender uma nova língua é aos 10 anos. Contudo, esse não é fator decisivo para decidir se o aluno está pronto ou não para colher frutos com a Educação Bilíngue, já que esse avanço dependerá muito do incentivo que há no próprio lar e também pelo interesse que ele possui pela língua.  Então, nada melhor entender que cada pessoa tem o seu tempo e que, como responsável por essa criança ou jovem que está embarcando no ensino bilíngue, seu papel em casa é de extrema importância. Se a situação do leitor ou leitora for de educador ou professor, não precisamos nem discutir sua importância no desempenho desses aprendizes.  Matéria Retirada do Site:www.domboscoead.com.br

0 visualização

ESPAÇO DO ESTUDANTE

Início

Infolog

IsCool App

Área Restrita

SIGA AS NOSSAS REDES SOCIAIS

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - Círculo Branco

FALE PELO WHATSAPP

whatsapp-enviarmsg.png

ENTRE EM CONTATO

arrow&v

Desenvolvido por Agência OX.