Buscar
  • Colégio Santa Rosa

Como e por que ensinar gratidão às crianças?



Ensinar gratidão às crianças vai além de treiná-las a dizer obrigado. Ser grato é estar ciente de quem ou o que torna possível os aspectos positivos de nossas vidas e reconhecer isso. A gratidão também envolve saber contemplar o belo e apreciar o que tem, em vez de se concentrar no que gostaria de ter. Seu filho é uma pessoa grata? - Ele tem o hábito de agradecer? - Ele se alegra com a simplicidade? - Ele consegue enxergar pontos positivos em situações negativas? - Ele é generoso? - Ele gosta de compartilhar as coisas dele com outras crianças? - Ele reconhece que brinquedos e roupas não vêm do nada? - Ele valoriza suas atitudes para o bem-estar dele? Percebe como ser grato é muito mais do que dizer obrigado? Neste artigo, você vai aprender como e por que ensinar gratidão aos pequenos. A leitura infantil direcionada às habilidades sociemocionais, por exemplo, é uma ótima maneira de ensinar esta habilidade. E, nutri-la desde cedo nas crianças formará pessoas generosas, otimistas e felizes. Acompanhe. Por que a gratidão é essencial para a felicidade? Vivemos em uma era de consumo. A mídia utiliza diversas ferramentas de persuasão para nos convencer de que não podemos viver sem determinado objeto. E as crianças também são influenciadas neste sentido. Além da publicidade, o pensamento equivocado de muitos pais de que é preciso oferecer aos filhos tudo aquilo que não tiveram na infância deles enfatiza ainda mais o materialismo nos pequenos. Esta supervalorização de bens materiais afasta as crianças daquilo que é realmente essencial para a felicidade delas. É preciso ensiná-las a valorizar mais o ato de brincar do que o brinquedo, a reconhecer o amor dos pais e a agradecer a todos ou tudo que é feito para o bem deles. Ou seja, as crianças precisam aprender a ser gratas. E este aprendizado traz enormes benefícios para a vida, tais como: – Alívio da ansiedade A gratidão melhora o bem-estar emocional, aliviando a ansiedade. – Redução do isolamento social Quando valorizamos o outro e as atitudes dele, saímos da esfera do individualismo e egoísmo, promovendo nosso próprio bem. – Mais energia e disposição A positividade dá motivação para uma qualidade de vida melhor. – Aumenta a sensação de felicidade Gestos de gratidão promovem a liberação de dopamina, serotonina, endorfina e oxitocina, hormônios que provocam sensação de bem-estar, prazer e felicidade.

Como ensinar gratidão às crianças? Agora que você já viu por que é tão importante estimular a gratidão nas crianças, veja como ensinar esta habilidade. – Converse sobre gratidão Os membros da família devem reservar um momento diário para compartilhar coisas pelas quais são gratos. O objetivo é mostrar para as crianças o valor das pequenas boas coisas do dia a dia. – Estimule o agradecimento completo Em vez de ensinar a criança a dizer somente “obrigado”, estimule-a a falar a frase completa, por exemplo: “Obrigado, mamãe, por ter me ajudado na tarefa de casa”. – Não dê tudo o que a criança peça, mesmo que você tenha dinheiro para comprar Isso pode levá-la a pensar que amar significa obter coisas materiais dos outros. – Incentive a generosidade Visite asilos e creches com a criança. Incentive-a a separar brinquedos e roupas usados para doação. Leve a criança a ambientes onde exista a escassez e ensine-a a tratar todos com respeito e dignidade. – Seja um bom exemplo Não se esqueça que as crianças aprendem muito mais com o que os adultos fazem do que com o que apenas dizem. Se você tem um estilo de vida materialista, não se surpreenda se seus filhos seguirem o exemplo. Então, ensine que felicidade e realização não advêm de quanto você compra ou possui. – Ensine o pequeno a economizar Assim, a criança vai aprender a valorizar cada roupa, brinquedo e presente que ganhar de você. – Dê experiências em vez de objetos materiais Não precisa ser uma viagem inesquecível, basta um momento exclusivo com a criança, no qual vocês podem brincar, ler, conversar e rir juntos. – Envolva a criança em tarefas domésticas Pode ser uma pequena ajuda, como guardar os brinquedos após utilizar. Desta forma, a criança vai aprender a ter responsabilidade e terá gratidão por tudo o que você faz por ela. Isso acontece porque quanto mais você faz por ela, menos ela aprecia seus esforços. – Evite reclamar na frente da criança Em vez de reclamar, gaste o tempo para buscar soluções e aproveite para dar esse bom exemplo para o pequeno. Assim, você ensina sobre resiliência e determinação e ajuda a criança a lidar com os problemas por uma perspectiva mais positiva.

– Faça brincadeiras e leia livros que falam sobre gratidão Nada melhor do que a brincadeira e a leitura para ensinar algo às crianças. Mesmo que seja por alguns minutos, sente-se com seu pequeno no chão e brinque ou leia com ele. Durante esses momentos, converse sobre o dia dele, conte também sobre o seu dia e sua história de vida. Fale sobre emoções e sentimentos. Livros e jogos direcionados às habilidades socioemocionais são ótimas ferramentas para ajudar os pais ou responsáveis no ensinamento da gratidão.

4 visualizações0 comentário

ESPAÇO DO ESTUDANTE

Início

Infolog

IsCool App

Área Restrita

SIGA AS NOSSAS REDES SOCIAIS

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - Círculo Branco

FALE PELO WHATSAPP

whatsapp-enviarmsg.png

ENTRE EM CONTATO

arrow&v

Desenvolvido por Agência OX.