Buscar
  • Colégio Santa Rosa

Atividades extraclasse

Por atividade extraclasse entende-se todo e qualquer tipo de atividade realizada fora do ambiente da sala de aula ou da grade tradicional de disciplinas da escola. Elas podem ser educativas, culturais e esportivas e seu objetivo deve ser, necessariamente, criar novas possibilidades para que os jovens tenham contato com experiências que vão complementar o trabalho realizado dentro de sala, para que eles atinjam com mais qualidade as metas educacionais.


Sendo assim, elas podem ter relações diretas com as disciplinas ofertadas na grade curricular, como excursões e visitas a museus e zoológicos, pesquisas, dinâmicas e jogos educativos em ferramentas digitais, olimpíadas do conhecimento, gincanas, simuladores, e por aí vai.


Podem também ser independentes das matérias tradicionais da grade, sendo oferecidas pelas escolas como módulos complementares em turnos inversos àqueles em que acontecem as aulas do colégio. Aqui, se encaixam atividades como música, teatro, dança, práticas esportivas, idiomas, dentre outros.

Benefícios das atividades extraclasse

O ambiente extraclasse pode ser extremamente proveitoso para melhorar o nível do aprendizado, se tornando um grande aliado dos professores que buscam despertar nos seus alunos criatividade, autonomia e pro-atividade na busca tanto por um aprendizado regular e contínuo quanto por hábitos mais saudáveis.

Essas atividades também contribuem para que os educadores e pais tenham uma percepção mais completa das características e competências de cada estudante. Portanto, é importante que as famílias acompanhem de perto o processo como um todo, que tem grande papel no desenvolvimento pessoal e cognitivo dos jovens.

É preciso destacar que todo bom projeto pedagógico deve garantir aos alunos a possibilidade de compreender com clareza e amplitude todo o conteúdo previsto em sua fase de aprendizado. Isso implica, necessariamente, ofertar atividades que visam fortalecer os laços entre os estudantes e o aprendizado e que ajudem os jovens a aperfeiçoar as habilidades que serão demandadas dele futuramente.

Aqui, vale ressaltar que a missão de implementar novas práticas não é somente de professores e estudantes. É importante que a coordenação e a direção sejam capazes de investir em alternativas que diferenciem as escolas, apresentando propostas organizadas e uma estrutura compatível com a realidade de seus alunos, com um planejamento e orçamento bem definido, objetivos claros, e principalmente, adequação ao público que será atendido com os projetos.


Matéria Retirada do Site: eduxe.com.br/

1 visualização

ESPAÇO DO ESTUDANTE

Início

Infolog

IsCool App

Área Restrita

SIGA AS NOSSAS REDES SOCIAIS

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - Círculo Branco

FALE PELO WHATSAPP

whatsapp-enviarmsg.png

ENTRE EM CONTATO

arrow&v

Desenvolvido por Agência OX.