Buscar
  • Colégio Santa Rosa

10 top brincadeiras para crianças de 4 e 5 anos




1 – O ovo boia ou afunda?

Nessa idade, as crianças gostam muito dos experimentos de ciências, pois desperta aquela curiosidade de entender os fenômenos como esse do ovo. É bem simples e super divertido.

A Pat Marinho fez com as filhas e a ideia surgiu porque ela viu no livro Pequenos Cientistas na Cozinha – Experiências Divertidas Para Crianças Curiosas. Você vai precisar de dois copos, um ovo, sal, colher e água para fazer a atividade.


2 – Pintura no rosto

Aqui no Tempojunto temos brincadeiras tão simples e tão gostosas de fazer! Uma delas é essa: pintura no rosto. Você só precisa de tinta de pintura de rosto, tinta guache ou lápis aquarela (é só molhar a pontinha) e então basta pedir para a criança pintar seu próprio rosto ou o do papai, da mamãe, de quem estiver participando da brincadeira! As crianças amam e cria memória de momentos incríveis em família ou na turma de amigos. Ah! Mas, lembre-se: use produtos atóxicos e teste antes na pele dos seus filhos para ver se não tem nenhum tipo de alergia.


3 – Corre-cutia

Quem não lembra dessa brincadeira tradicional e alegre? Brincadeira com música e rima, além de proporcionar aquele movimento que as crianças adoram, ainda é excelente para o vocabulário das crianças. Vamos a letra da musica:

Corre cotia Na casa da tia Corre cipó Na casa da vó Lencinho na mão Caiu no chão Moça bonita Do meu coração Pode jogar? Pode


Você colocas as crianças (e os adultos também) sentados em círculo e alguém correm em volta com o lencinho na mão. Quando todos cantarem ” Pode jogar? Pode” quem está correndo joga o lanço atrás de outra criança e borra correr para não ser pega. É demais!


4 – Dançar na chuva

Isso mesmo! Dançar na chuva, sem medo de ser feliz e de ficar resfriado. Como a Pat Camargo diz, depois é só tomar aquele banho quetinho que o frio passa, mas o que fica mesmo é essa alegria de ter dançado na chuva. Tão simples e tão divertido.


5 – Pregador no prato

Uma ótima brincadeira para treinar a coordenação motora fina, tão importante para o movimento de pinça (aquele em que juntamos o dedo indicador e o polegar). É só você separar pratinhos de papel ou de plástico. Depois, você escreve um número no centro do pratinho e pede para a criança prender nele a quantidade de pregadores que marcou. Essa brincadeira é ótima também para treinar a contagem e o reconhecimento dos números e, portanto, a matemática!


6 – Mapa da viagem

Já sabe que vai pegar trânsito ou vai demorar naquele percurso no ônibus ou no metrô? Que tal fazer isso sem estresse porque você vai brincando? Isso mesmo. Você prepara antes, desenhando com a criança o mapa do caminho que vocês vão passar, colocando alguns pontos que vocês vão encontrar pelo caminho como, por exemplo, uma praça, uma lanchonete, um shopping e, na hora do trânsito, você explica para criança que vocês vão brincar de detetive. A ideia é que ela encontre os pontos que desenharam antes no mapa. Que tal?


7 – Andar sobre os pés

Simples, mega simples! Mas é campeã nas lembranças das brincadeiras do Tempojunto. É só pedir para a criança subir nos seus pés e andar, dançar, subir escadas! Além de divertida e é ótima para coordenação, para o equilíbrio e todos se divertem.


8 – Balançar

Principalmente nessa idade, tem duas funções que se desenvolvem e são super importantes para a criança. Nesse caso, estamos falando da função do equilíbrio e da noção espacial. E a dica para trabalhar essa função é simplesmente balançar. O balançar ajuda as crianças a ter equilíbrio, noção espacial, noção de força e velocidade. Tudo isso naquele balançar gostoso no parquinho! Portanto, deixe a criança livre para balançar.


9 – Mini-golfe de lençol

Sabe aquele lençol que é um super coringa no seu armário de brinquedos? Bom, você pode pegar esse ou outro lençol mais velho e começar fazendo um furo no meio – do tamanho de uma bola de tênis ou de pingue-pongue. Então, você vai segurá-lo com as crianças e vai jogar a bolinha ali dentro. O desafio é, juntos, fazer a bolinha encaixar no buraquinho do lençol. Essa brincadeira, além de divertida, trabalha o equilíbrio, coordenação motora e noção espacial. Simples, não é?


10 – Palavras novas com mímica

Nessa idade, 4 e 5 anos, a criança já consegue brincar de mímica, seja ela fazendo a mímica ou tentando adivinhar o que o outro está fazendo. A ideia aqui é fazer algo simples, para ser divertido e ainda trabalhar o vocabulário das crianças. Você pode começar fazendo gestos como nadar, tocar um instrumento, ler ou cozinhar. São pequenas palavras, mas a brincadeira faz com que a criança tenha que pensar no que aquela palavra significa ou é. Super importante para aumentar o vocabulário e estimular o raciocínio. Além disso, mímica a gente brinca em qualquer lugar, não é?

6 visualizações0 comentário

ESPAÇO DO ESTUDANTE

Início

Infolog

IsCool App

Área Restrita

SIGA AS NOSSAS REDES SOCIAIS

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - Círculo Branco

FALE PELO WHATSAPP

whatsapp-enviarmsg.png

ENTRE EM CONTATO

arrow&v

Desenvolvido por Agência OX.