• Colégio Santa Rosa

10 dicas para tornar o livro um presente atrativo para as crianças



Independente do tipo da celebração, final de ano com crianças significa férias e… Presentes! Toda criança adora ganhar um pacotinho recheado de carinho. Mas algumas delas ainda não descobriram como é divertido ganhar livros! Então, para te ajudar a transformar o livro em um ótimo presente de Natal, selecionamos algumas dicas que vão fazer a magia da leitura compartilhada permanecerá na sua família durante o ano todo!

10 dicas para tornar o livro um presente atrativo

1. Descubra temas de interesse do seu pequeno É louco por futebol? Tem curiosidade sobre dinossauros? Gosta de artes? Sonha em ser princesa? Quanto mais você conhecer seu pequeno leitor, mais fácil será encontrar obras que ele possa amar! Há possibilidades de temas, narrativas e personagens. Para os menores, por exemplo, rimas e poesias costumam ser bem aceitas. Já histórias mais intrigantes são boas pedidas para as crianças que já têm fluência na leitura.

2. Considerar como faixas de desenvolvimento Pensar descobrir seja natural, trabalhar com o elemento surpresa garantir empolgação para ler novas histórias. Por exemplo, a seleção do Clube Leiturinha é feita por uma equipe de especialistas que conta com psicólogos e pedagogos e vem acompanhada de valiosas dicas de mediação de leitura, bem como informações sobre o desenvolvimento infantil.

3. Reserve um tempo para lerem juntos Crianças gostam de atenção. Sentar para ler um livro é uma oportunidade de toque, de carinho e de conversa. E é também um momento de troca de opiniões, muitas perguntas e de algumas respostas. De todas as maneiras, há um elo invisível que mantém aqueles que compartilham seus sentimentos e suas ideias inspirados por uma obra literária.

4. Faça um cantinho de leitura em sua casa Ofereça também a oportunidade de seu pequeno ter autonomia para escolher e ler seus livros. Prateleiras baixas deixam os livros disponíveis às mãoszinhas curiosas. Deixe que a criança manuseie, sintaxe e toque os livros. Almofadas, travesseiros e tapetes deixam o chão aconchegante para se espalhar entre histórias e aventuras.

5. Façam juntos o próprio livro! Estimule a criança a imaginar, criar, escrever e ilustrar como próprios histórias. Materiais simples como papel, lápis, tintas e canetinhas garantem diversão e uma obra exclusiva. Ainda é possível incrementar com gravuras, texturas e armarinhos. Depois, é só pedir uma dedicatória e colocar o livro na estante. Tenho certeza que você vai descobrir seu autor preferido!


6. Registre o momento Produza com a criança materiais que personalizam o momento da leitura. Isso pode incluir a criação e confecção de marca páginas, de um livro de resenhas ou ilustrações e até mesmo um espaço para encenação das obras. Quanto mais ideias e envolvimento, melhor.

7. Faça passeios literários Leve seu pequeno para passear em livrarias e bibliotecas. As livrarias costumam ter espaços pensados ​​para acomodar os pequenos e suas famílias. Já as bibliotecas municipais podem oferecer gratuitamente um acervo diferenciado que recupera ainda mais os pequenos a se familiarizarem com os livros.

8. Explore uma leitura Saia em busca de formas para explorar a leitura de seu pequeno. Leu um texto informativo? A internet pode ter algum dado positivo a acrescentar. O texto era sensível? Que tal produzir uma ilustração, um desenho ou um poema sobre a história? É uma via de mão dupla em que tanto os elementos cotidianos podem direcionar a literatura quanto as histórias podem inspirar movimentos na vida real.

9. Estimule uma criatividade antes, durante e depois da leitura Ao iniciar a leitura, faça perguntas sobre a obra. Instigue a curiosidade, deixando a criança manusear o livro antes da leitura. Depois, observe as reações a cada página virada. Formule perguntas sobre as personagens, sobre o enredo, veja se seu pequeno tem outras sugestões de desfecho. Depois da leitura, ajude seu pequeno a construir sentido para o que foi lido e auxilie a compreensão. Também vale contar sobre o autor e o ilustrador. No geral, as crianças gostam de ter uma referência mais concreta sobre quem tomar ou participar do desenvolvimento histórico.

10. Seja exemplo Estimule em casa o hábito da leitura oportunidades criando para que os pequenos leiam. Famílias de pais leitores tendem a oferecer uma ambiente mais propício à leitura. Leia também e mostre que a leitura pode ser prazerosa, comentando sobre os livros que tem lido. Adapte suas opiniões à idade do seu pequeno e conte sobre seus autores e obras preferidos. Deixe claro que, embora necessário, ler é um prazer que pode ser compartilhado!

23 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo