Medidas Covid-19

Comunicado de Retorno às Aulas

“Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (Lc 10, 33-34)

Senhores Pais e Responsáveis,

Estamos vivenciando momentos singulares em nossa história: de aprendizagem, de aconchego familiar, de mistério e de fé. Sabemos que a situação é de desafios, mas, com certeza, não são desafios maiores do que a nossa capacidade de superá-los.

Voltaremos às atividades presenciais seguindo o protocolo com medidas de biossegurança individuais e coletivas referentes à prevenção da COVID-19.

Continuaremos com as atividades on-line para aqueles que optarem, com os ajustes necessários à dupla demanda, de acordo com os seguintes horários:

- Educação Infantil - horário em vigor;

- Fundamental I - 7h30 às10h40/ 13h30 às 16h40;

- Fundamental II - 9h às 12h/ 15h às 18h.

A partir do cronograma de retorno das atividades presenciais definido pelos órgãos competentes, comunicamos os procedimentos e as datas para o retorno dos segmentos do Colégio Santa Rosa.

CRONOGRAMA PARA RETORNO DAS ATIVIDADES PRESENCIAIS

Captura de tela 2020-10-23 135552.png

Caso a adesão pelo retorno às aulas presenciais seja superior à capacidade física da escola para manter as condições de segurança e saúde, organizaremos novos procedimentos. Estamos preparando este momento de forma acolhedora, cuidadosa e segura, o qual exigirá uma nova estrutura pedagógica, conforme a especificidade de cada segmento. Haverá uma possível reorganização das turmas e dos professores, tendo em vista a adesão dos alunos e a condição dos professores para retorno.

Quanto ao processo pedagógico de cada segmento (professores, dias e horários das aulas) será divulgado com sete dias de antecedência às datas de retorno às aulas, discriminadas acima, uma vez que se fazem necessárias informações atualizadas quanto à opção das famílias pelo retorno, para efetuarmos os devidos ajustes.

Seguiremos os protocolos previstos no Manual de Segurança e Saúde (Anexo 1), já amplamente divulgados e no Protocolo de Retorno das Atividades Presenciais (Anexo 2). Sugerimos às famílias que estejam atentas ao protocolo.

ATENÇÃO! As famílias que optarem pelo retorno às aulas presenciais deverão preencher o formulário disponível neste link: https://forms.gle/8UPs18X1j4GcPagd6

A opção da família será validada de forma online. Sem o preenchimento do formulário o aluno não poderá retornar as atividades presenciais.

Em caso de mudança de opção, a família deverá comunicar com antecedência mínima de sete dias sobre o retorno do estudante, para que ocorram os procedimentos de organização necessários.

Solicitamos que preencham a Declaração de Responsabilidade, encaminhada junto com este comunicado (Anexo 3), e entregue à secretaria da escola, antes do início das aulas presencias ou, envie por e-mail (secretaria@csrdf.com.br) preenchida e assinada.

Começamos o mês de outubro pedindo que Nossa Senhora Aparecida – Padroeira do Brasil – continue protegendo nossos estudantes, nossas famílias, educadores e sendo fonte de conforto a todos aqueles que perderam seus entes queridos.

Agradecemos a cada um de vocês pela confiança na jornada percorrida até aqui nesse atípico ano e reforçamos a importância de continuarmos seguindo as medidas de autocuidado.

Atenciosamente,

Equipe Diretiva.

Brasília, 1 outubro de 2020.

Publicado em: 01/10/2020

Informativo Geral

O ano de 2020 nos trouxe muitas e profundas reflexões.

Diante da suspensão das aulas presenciais, seguimos nossos propósitos acadêmicos, respaldados no compromisso à formação de nossos estudantes. Os valores fundamentais nos permitiram transformar as lutas em vitórias.

Com uma equipe absolutamente comprometida, construímos "o novo", frente a cogitações, ensinando e cuidando.

Contamos com as famílias, que fortaleceram o vínculo com a escola, para além de burocrático, em uma relação de verdadeira confiança. Que assim sigamos! Firmes nos objetivos acadêmicos, mas conscientes de nossa missão: promover e acompanhar o resgate da dignidade do ser humano e a educação INTEGRAL, humanizadora. Orientar à luz da fé o processo de desenvolvimento do educando, com excelência acadêmica.

Nossas atividades educacionais permanecerão remotas. Seguiremos atentos a todos os desdobramentos do cenário da pandemia, analisando os fatos com todo o zelo e ouvindo a nossa comunidade escolar.  À medida dos acontecimentos, informaremos aos senhores sobre novas e diferentes decisões referentes às aulas.

Com o terceiro trimestre em atividade, permanecemos com a parceria, amizade e fidelidade de nossas famílias e comunidade escolar.

Com carinho e respeito,

Equipe Diretiva do Colégio Santa Rosa.

Publicado em: 17/09/2020

Ampliação da carga horária das aulas online.

Prezadas Famílias,


Diante do cenário da pandemia no Distrito Federal, o Colégio Santa Rosa tem se empenhado, a cada dia, na busca de apresentar uma nova forma de fazer educação, preservando os valores de acolhimento, cuidado, serviço e qualidade educacional tão próprios da Rede de Ensino Monte Calvário.


A suspensão das atividades educacionais presenciais foi necessária, porém o corpo docente permanece motivado à aprendizagem de nossos estudantes. Seguiremos com as aulas on-line, com uma nova carga horária, a partir do dia 3 de agosto, para os alunos do Ensino Fundamental I e II, conforme abaixo:

Fundamental I
Matutino – 7h30 às 10h40
Vespertino – 13h30 às 16h40


Fundamental II
Matutino – 10h às 13h
Vespertino – 16h às 19h

Sabemos que todo esse processo tem sido possível devido ao apoio e dedicação de todos e, principalmente, por causa da relação de confiança construída entre as famílias e a escola.


Colocamo-nos à disposição!

Atenciosamente,
Equipe Diretiva.

Publicado em: 30/07/2020

Adiamento do retorno das aulas presenciais.

RETORNO DAS AULAS PRESENCIAIS


O Colégio Santa Rosa tem se preparado de maneira muito cautelosa para o retorno das aulas presenciais, seguindo os protocolos preventivos da COVID-19.


O dia 27 de julho foi eleito para iniciarmos esse processo. Todavia, diante do cenário da pandemia no Distrito Federal, uma reflexão foi necessária e resolvemos adiar todas as datas mencionadas anteriormente, em respeito à nossa comunidade escolar, seus medos e anseios, pois o cuidado com a vida é um de nossos valores fundamentais. Assim que possível, receberão informações sobre a nova data de retorno.


Seguiremos com as aulas on-line, conforme horários em vigor. O corpo docente permanece motivado à aprendizagem de seus estudantes e conta com a parceria da família para que o trabalho permaneça excelente.


Solicitamos aos senhores que compreendam a especificidade do momento, a tomada de decisões e continuem mantendo uma relação de confiança e lealdade com a instituição.


Em oração, pedimos a Deus que nos oriente. Para a Congregação das Filhas de Nossa Senhora do Monte Calvário, a educação é um compromisso, e a vida um grande dom.


Atenciosamente,
Equipe Diretiva

Publicado em: 22/07/2020

Guia de retorno das aulas presenciais.

Fraternidade e Vida: Dom e compromisso!


“Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (Lc 10, 33-34)

Desde que a pandemia nos surpreendeu, o cuidado e a responsabilidade, conceitos próprios de nossa atuação institucional, permearam relações e ações e assim continuaremos.


Nossa equipe volta às atividades presenciais seguindo o protocolo com medidas de biossegurança individuais e coletivas referentes à prevenção da COVID-19. A garantia do bem-estar e saúde de nossa comunidade depende de ações coletivas, isto é: TODOS engajados e comprometidos dentro e fora do ambiente escolar. Faça a sua parte!


Continuaremos com as atividades on-line para aqueles que optarem, com os ajustes necessários à dupla demanda, nos mesmos horários destinados às aulas presenciais.

 

De acordo com o Art. 6º do decreto distrital nº 40.817/2020, protocolos e medidas de segurança recomendados pelas autoridades sanitárias, seguem as seguintes orientações.

1. AULAS PRESENCIAIS


1.1AÇÕES ESCOLARES

 

 -> Todos os colaboradores serão devidamente orientados quanto às ações individuais e coletivas de prevenção da COVID-19; Esse movimento preventivo acontecerá durante todo o período letivo.

-> Retorno escalonado: o retorno gradativo irá auxiliar na devida orientação dos estudantes quanto ao comportamento preventivo.

  • FUNDAMENTAL II

27 e 28 de julho (8° ano e 9° ano)
A partir do dia 29 de julho (6° ao 9° ano)

 

  • FUNDAMENTAL I

03 e 04 de agosto (4° ano e 5° ano)
A partir do dia 05 de agosto (1° ao 5° ano)

 

  • EDUCAÇÃO INFANTIL

10 de agosto

1.1.1 Horário das aulas
Todos os horários serão escalonados, tais como: entradas, saídas, intervalos e uso de espaços coletivos (ginásio, pátio, biblioteca, evitando aglomerações).

  • Ensino Fundamental II:

Matutino: 7h30 às 12h50
Vespertino: 13h30 às 18h50

 

  • Ensino Fundamental I:

Matutino: 8h às 12h
Vespertino: 14h às 18h

 

  • Educação Infantil:

Matutino: 8h30 às 12h
Vespertino: 14h30 às 18h

-> Será realizado o controle de temperatura na entrada da escola por uma equipe da instituição. Esse controle acontecerá também durante o período letivo;
-> Tapetes sanitizantes serão colocados na portaria da escola para assepsia de calçados;
-> O uso de digitais nas catracas será suspenso;
-> Será disponibilizado, no interior do colégio, álcool em gel 70% para limpeza das mãos. Esse hábito será potencializado em nossa rotina;
-> O uso do elevador será exclusivo para as pessoas com deficiência;
-> O distanciamento exigido será respeitado nas dependências do Colégio;
-> Os eventos e comemorações estão cancelados para o ano letivo de 2020, incluindo aniversários e lanches coletivos de qualquer ordem;
-> As orações serão feitas em sala;
-> As aulas de Educação Física respeitarão o distanciamento;
-> O acesso aos corredores e pátio da escola será exclusivo para estudantes e funcionários. Para a Educação Infantil, as auxiliares estarão à disposição para encaminhar as crianças às salas.
-> Para acesso às dependências da escola, será obrigatório o uso de máscaras. Determinação para crianças e adultos.
-> Os atendimentos serão realizados on-line;
-> Os ambientes escolares serão devidamente higienizados ao longo de todo período letivo;
-> Os recreios serão escalonados, dentro de cada segmento;
-> Não será permitido o uso de material coletivo;
-> Não será permitida a permanência após o horário da aula nas dependências da escola;
-> O plantão está cancelado;
-> Não será permitido o uso de parquinhos e similares;
-> Os estudantes que apresentarem febre, tosse, coriza ou qualquer outro sintoma será encaminhado para a enfermaria e os pais acionados para busca imediata. O retorno à escola será mediante atestado médico;

Contaremos com suporte técnico de enfermagem, durante o horário letivo;
-> Em caso de iminência da COVID-19 em alguma turma, esta deverá permanecer em ensino remoto por, no mínimo, 15 dias. A depender dos desdobramentos;
-> O uso do espaço da cantina atenderá o distanciamento determinado. O acesso também será escalonado e todas as medidas de segurança garantidas;
-> A escola irá orientar quanto aos cuidados de higiene com armários e mochilas;
-> O uso de bebedouro com contato direto com a superfície está proibido. O uso de garrafas individuais será obrigatório.
-> Os ambientes serão ventilados ao máximo, com portas e janelas abertas;
-> Ao final das atividades presenciais, os ambientes serão sanitizados;
-> A quantidade de alunos por sala respeitará o distanciamento exigido, mínimo de 1,5m por estudante (em todas as direções). Caso a quantidade de alunos em aulas presenciais supere o limite de segurança mínimo, será instalado o modelo de “rodízio”.

1.2 AÇÕES DA FAMÍLIA
-> SOLICITAMOS QUE PREENCHAM A DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE, ENCAMINHADA JUNTO COM ESTE COMUNICADO, NO APLICATIVO E ENTREGUE À SECRETARIA DA ESCOLA, ANTES DO INÍCIO DAS AULAS PRESENCIAS.

1.2.1 Orientações sobre o comportamento preventivo


-> Devido asseio e cuidados com os materiais escolares e similares: mochilas, estojos, uniformes e materiais individuais diversos;
-> Contamos com a colaboração de todos quanto às regras estabelecidas e outras que surgirem, de acordo com a necessidade;
-> A prevenção não deve acontecer apenas em ambiente escolar;
-> Se o estudante estiver com qualquer sintoma, não deve ir à escola;
-> Os estudantes que tiverem contato com as pessoas que apresentem sintomas de síndrome gripal ou diagnosticadas com COVID- 19 deverão cumprir quarentena domiciliar de quatorze dias (ou conforme orientação médica), independente de aparecimento de sintomas, sendo-lhes disponibilizadas atividades não presenciais durante o período de afastamento; É de responsabilidade da família informar a escola.
-> Todos os contatos (telefones e endereço eletrônico) deverão ser atualizados na agenda e secretaria. Outros representantes, com os devidos contatos, devem ser registrados em caso de dificuldade de acesso aos responsáveis. Essa é uma estratégia
para busca imediata do estudante que apresentar sintomas característicos da COVID-19.

Sugerimos que evitem o uso de adornos (anéis, brincos, tiaras, etc), os cabelos estejam presos e unhas cortadas;
-> O acesso às dependências do colégio apenas em casos essenciais;
-> Agendamento de atendimentos on-line junto à coordenação;
-> Solicitamos busca imediata do(s) estudante(s) após o término das aulas;
-> Envio obrigatório de garrafas para ingestão de água;
-> Envio de kit contendo máscaras, álcool em gel 70% (caso queira usar o pessoal);
-> Reforçar com as crianças a importância da troca de máscara após 2 horas de uso. A interação respeitando o distanciamento e a etiqueta respiratória;
-> A conscientização sobre o não compartilhamento de objetivos diversos é fundamental;
-> Pessoas do grupo de risco não devem frequentar o ambiente escolar;
-> Sugerimos que evite o envio de equipamentos eletrônicos. Em caso de necessidade, a assepsia será de responsabilidade do estudante;
-> Acompanhar o aplicativo IsCool App, como um dos meios de comunicação e registro pedagógico.

2. AULAS ON-LINE

-> Acontecerão nos mesmos dias e horários das aulas presenciais. Será transmitida ao vivo e a gravação será postada, no IsCool App, para acesso posterior.
-> O aluno deverá acessar a Plataforma Moodle Colégio Santa Rosa Virtual no endereço santarosavirtual.com.br como habitualmente, acessando a sua turma;
-> A pontualidade para ingresso nas aulas é FUNDAMENTAL! Assim como a disciplina e postura acadêmica para a aprendizagem;
-> Acompanhar o aplicativo IsCool App, como um dos meios de comunicação e registro pedagógico.

Estimados pais e queridos alunos, contamos com a colaboração de vocês para continuarmos atendendo com compromisso e zelando pelo maior número de corações. Nossas mãos não estarão unidas, mas os nossos objetivos sim! Neste momento, em especial, vamos garantir a aprendizagem de forma segura. Vale ressaltar que medidas podem ser alteradas a depender de situações inesperadas e adversas. Ainda estamos em um período de cogitações, todavia de melhores intenções.

Nossos canais oficiais de comunicação continuam à disposição para tratarmos as situações de forma individual e especial.


Sigamos juntos e otimistas.

Equipe Diretiva.

Publicado em: 15/07/2020

Recesso escolar de 06 a 10 de Julho.

ARQUIVO 11 - 02.07.2020.jpg

Publicado em: 02/07/2020

Carta aos pais sobre o andamento das aulas online.

“Não percamos tempo sem fazer um pouco de bem.”
Santa Vírgínia C. Bracelli

Prezados pais,


Iniciamos esse contato agradecendo todas as manifestações de carinho e reconhecimento destinados à nossa equipe.

 

Os dias que vivemos são de cogitações e planejamentos que podem ser modificados a qualquer momento. Não por desejo nosso, mas pela excepcionalidade. Seguimos com nossas previsões, mas com foco no HOJE.
Por meio de essenciais sondagens, temos observado que nossos estudantes estão gradativamente entendo e melhorando as ações frente às aulas on-line e afins. Essas conclusões são tiradas de nossas observações diárias e do feedback da própria comunidade escolar, que permanece próxima e atuante. O corpo docente, com uma disciplina e dedicação exemplar, está trabalhando os conteúdos com muita responsabilidade, reforçando o necessário e inserindo novas habilidades, de acordo com o planejamento de cada ano escolar.


HOJE o tempo para as aulas tem sido equilibrado e bem aproveitado. Sabemos que as atividades encaminhadas posteriormente, via IsCool App, promovem o suporte complementar necessário. Solicitamos aos pais da Educação
Infantil uma atenção especial ao novo horário que será enviado, com inserção de aulas síncronas.

 

Essa eficácia se deve também à atuação da família, que permanece consciente e responsável do seu papel frente ao processo de aprendizagem, seja em tempo comum ou atípico.

 

Os processos avaliativos estão sendo cautelosamente inseridos, atendendo a especificidade de cada ano, bem como a particularidade da ferramenta digital. Os professores, dentro de cada contexto disciplinar, irão encaminhar um cronograma com a distribuição das atividades avaliativas e suas respectivas pontuações. As avaliações, para este período, contemplam atividades realizadas desde o início letivo e terão perfis diversos, entre eles: formulários online, seminários, trabalhos, explanações, participações, provas, teste... A criatividade do professor e o perfil da turma irão apresentar outras possibilidades avaliativas. O novo formato exige mudanças didáticas e elas acontecerão no tempo propício.

 

O calendário escolar está à disposição da Secretária de Educação. Quando homologado, enviaremos. Este contempla os múltiplos esforços da comunidade com as aulas síncronas, considerando-as para letividade em consonância com os ditames legais. Diante do retorno, teremos, sim, que sondar nossas crianças e adolescentes e avaliar as competências que precisam ser retomadas e aprofundadas, por isso a inserção de alguns sábados letivos e acréscimos de dias na finalização do ano escolar. Trata-se de uma medida de segurança essencial ao padrão de excelência que o Santa Rosa propõe e preserva.
 

Todas as nossas ações são subsidiadas pelos documentos oficiais que regulam as decisões das instituições escolares. Reiteramos que outras medidas e alterações poderão acontecer, a depender de novos desdobramentos.
 

Senhores pais, credibilizem a atuação da escola que tem uma necessária visão administrativa, mas que acima de tudo zela pela educação de seus filhos(as). Que eles permaneçam seguros, mas recebendo de nossa equipe o respaldo necessário para o aprendizado. Reforçamos: a escola não pode parar! E se temos condições de permanecer nesse movimento, por que desistir? Sejamos fortes! Por nossas crianças.

 

Estamos à disposição para esclarecimentos. Se tiverem dúvidas, não hesitem em estabelecer contato. A melhor forma de obter esclarecimentos é buscando nossa equipe. Temos como forma de comunicação oficial: os e-mails institucionais da equipe diretiva e de suporte técnico (encontrados na plataforma IsCool App), atendimento on-line via plataforma virtual, com agendamento prévio e contato telefônico com recepção e secretaria conforme horários encaminhados anteriormente. Outros meios de comunicação que não sejam os oficiais não informam precisamente e não representam a respeitosa relação que existe entre família e escola.


Sigamos juntos!
Equipe Diretiva do Colégio Santa Rosa

Publicado em: 25/05/2020

Orientações para acessar a sala virtual com o nome do aluno.

Prezados alunos,


Para acessar a plataforma Colégio Santa Rosa Virtual, solicitamos o uso de login com o Nome do Estudante. Trata-se de uma forma de melhor administrar a sala de aula virtual. Para os professores, é uma ferramenta essencial para manter uma relação próxima e interativa com o aluno.


COMO TROCAR O E-MAIL CONECTADO NO GOOGLE?


Ao entrar na sala de aula, antes de pedir para participar, clique em Alternar conta, localizado no canto superior direito da sua tela, como indicado na imagem abaixo.

ARQUIVO 9 - 30.04.jpg

Agora, informe seu e-mail do Gmail e sua senha. Assista ao vídeo disponível no link, informado aqui e, também, no corpo do texto deste comunicado, para ver o passo a passo.


Link: https://youtu.be/3rAOyKUAzEA


Para aqueles que não têm conta no Gmail, basta acessar com o seu nome, seguindo as instruções abaixo.


NÃO TENHO GMAIL COMO ENTRAR COM O MEU NOME?


Abra uma nova guia no seu navegador Google Chrome, e clique sobre o ícone da conta que já está conectada, conforme indicado com a seta vermelha na imagem a seguir.

ARQUIVO 9 - 2.jpg

Agora, clique em Sair de todas as contas, como circulado acima, em vermelho. Ao fazer isso, seu dispositivo será desconectado da conta do Google. Volte na aba da sala virtual do Meet e informe o seu nome antes de pedir para participar na sala de aula. Observe a figura a seguir.

ARQUIVO 9 - 30.04.jpg

Pronto! Agora você será identificado, dentro da sala de aula, com o seu nome de estudante.


Equipe Diretiva.

Publicado em: 30/04/2020

Carta aos pais sobre a primeira semana de aula.

Senhores pais e queridos alunos,


Momento de desafios nos fortalece e nos une! É esse sentimento que temos após nossa primeira semana de aulas online. Os ajustes permanecem acontecendo. Seguimos em missão formadora, buscando a excelência que propomos, mesmo em ambiente virtual. A equipe está muito satisfeita com seus estudantes, que estão entendendo as circunstâncias, colocando em prática o compromisso discente e a responsabilidade. O que temos visto são crianças e adolescentes dispostos a aprender e famílias conscientes de que a escola não pode parar.
Permanecemos à disposição dos senhores para alinharmos estratégias, além de reforçar a rotina e organização dos estudos.


A escola está dentro de sua casa! Reserve e preserve um espaço para aprendizagem. Nossos estudantes são diariamente orientados quanto à singularidade do momento e à necessidade de permanência no foco acadêmico. Essas orientações ocorrem em todos os âmbitos, desde os comportamentais aos pedagógicos. Ficaremos gratos se puderem reforçar.


O empenho do corpo docente, a dedicação dos estudantes nos faz acreditar que seguimos no caminho certo, sempre dispostos a melhorar. Continuamos atentos frente aos desdobramentos do problema que enfrentamos. Manteremos os senhores informados.


Agora é a hora da efetiva parceria!


Atenciosamente,
Equipe Diretiva do Colégio Santa Rosa

Publicado em: 20/04/2020

Cinco passos para acessar a plataforma de aulas online.

Publicado em: 11/04/2020

Guia de acesso à plataforma de aulas online para início das aulas no dia 13/04/2020.

A plataforma de aulas on-line Moodle do Colégio Santa Rosa já está disponível
para acesso no endereço:


santarosavirtual.com.br


Por meio da plataforma Santa Rosa Virtual você poderá acessar as aulas on-line da sua turma nos dias e horários que serão encaminhados pelo IsCool App.


Para que você não tenha nenhuma dificuldade de acesso, elaboramos este guia. Aproveite as aulas!


COMO POSSO ENTRAR NA PLATAFORMA?


Digite o endereço da plataforma Santa Rosa Virtual santarosavirtual.com.br usando os navegadores de internet Google Chorme ou Firefox (outros navegadores podem não ser compatíveis com o sistema), e pressione ENTER.

ARQUIVO 6 - 09.04.jpg

Na tela de acesso, digite a sua identificação (matrícula do aluno, encontrada na carteirinha estudantil) e a senha padrão (123456) e clique no botão "ACESSAR" . Você poderá mudar a senha posteriormente, não se preocupe.

ARQUIVO 6 - 09.04-1.jpg

Se tiver quaisquer dúvidas sobre sua matrícula e senha, entre em contato com o Colégio Santa Rosa, por telefone, no número 3224-2966, ou por e-mail, info@csrdf.com.br. Pronto.

 

Você já está no ambiente Colégio Santa Rosa Virtual!


COMO ASSISTO À AULA AO VIVO DA MINHA TURMA?


Não se esqueça: você poderá assistir a aula ao vivo, com seus professores, no dia e horário informado via IsCool App. Fique atento e seja pontual!

 

Na tela do seu curso, no ambiente Santa Rosa Virtual, clique sobre o nome da sua turma.

ARQUIVO 6 - 09.04-2.jpg
ARQUIVO 6 - 09.04-3.jpg

No horário de sua aula clique sobre o link para entrar na aula on-line, como você pode ver na figura abaixo:

ARQUIVO 6 - 09.04-4.jpg

Para participar de sua aula ao vivo com o professor clique no botão "PEDIR PARA PARTICIPAR" e aguarde autorização do professor para entrar na sala ao vivo.

Quando entrar na sala de aula ao vivo, mantenha sempre sua câmera e seu microfone desativados para evitar ruídos. Ative somente quando você for fazer uma pergunta ou, quando o seu professor pedir!

 

Não se esqueça: você poderá assistir a aula ao vivo, com seus professores, no dia e horário informado via IsCool App. Fique atento e seja pontual!


EU POSSO ASSISTIR À AULA AO VIVO PELO CELULAR?


Sim! Você pode assistir pelo computador ou celular. Se você estiver usando o celular acesse a plataforma Santa Rosa Virtual da mesma forma que explicamos acima.


Quando você clicar no link de sua aula on-line, o seu celular vai solicitar que você baixe o aplicativo Meet. Baixe e instale o aplicativo e assista a sua aula ao vivo.


Atenção! Se precisar baixar o aplicativo de celular, faça isso antes do horário de início da aula! Não se atrase. Aproveite a aula.


DICAS IMPORTANTES

 

  • A plataforma Moodle Colégio Santa Rosa Virtual poderá ser acessada pelo celular, computador ou Tablet.

  • Sempre utilize os navegadores Google Chrome ou Firefox para acessar a plataforma Moodle.

  • Mantenha o microfone desligado durante toda a aula. Ligue, somente, quando for falar.


Departamento de Informática e PictuoneEAD.

Publicado em: 09/04/2020

Informações iniciais sobre instalação e funcionamento da plataforma para aulas online e resposta às perguntas frequentes da comunidade escolar.

Prezados pais e queridos alunos,


Conforme comunicado anterior, o Colégio Santa Rosa fará uso dos direitos conferidos no que se refere ao uso das tecnologias de educação não presencial como ferramenta de aprendizagem. Temos a IsCool App, que permanece sendo a plataforma de registro oficial de atividades escolares. Como suporte para este momento, inserimos a plataforma Santa Rosa Virtual- PictuoneEAD.


Os estudantes precisam manter uma rotina sistemática e organizada para fins acadêmicos e, neste sentido, contamos com os responsáveis.


Informações importantes:


● As aulas serão ministradas conforme horário estabelecido pela coordenação e enviado para a turma via IsCool App, de educação infantil a fundamental II;


● Início das aulas online: 13 de abril de 2020;


● O aluno deverá acessar a plataforma, tendo em mãos o material das disciplinas contempladas na grade de horários. Deve estar devidamente preparado para que nada atrapalhe o rendimento;


● Será feito um controle de frequência. Solicitamos pontualidade quanto ao início e término das aulas;


● Em caso de comportamento inadequado que atrapalhe o rendimento da turma, o estudante será convidado a se retirar da aula. O SOE e o SOP permanecerão atentos a este quesito, junto ao estudante e à família.


● O professor será responsável pela dinâmica da aula, estabelecendo, no início, as regras e a rotina;


● Não será permitida a participação de “terceiros” na sala. Apenas o estudante tem autorização para acompanhar a aula e fazer as devidas inferências;


● Teremos, diariamente, um total de 2 horas e 30 minutos para o fundamental I e II. As atividades online da educação infantil serão alternadas com as videoaulas enviadas pelo IsCool App, atendendo a faixa etária e demandas do segmento;


● As diversas atividades enviadas, entre elas: exercícios, estudos dirigidos, atividades avaliativas, sugestões de material para aprofundamento, análises, produções, práticas e videoaulas irão completar o tempo diário determinado para letividade;


● Os estudantes que não participarem das aulas em tempo real terão acesso ao material em um link (aula gravada) que será gerado e postado no IsCool App, no dia seguinte. SOLICITAMOS QUE, AO SE APROPRIAR DA MENSAGEM, NOTIFIQUE O RECEBIMENTO, COMO PARTE DO CONTROLE DE FREQUÊNCIA;


● A interação efetiva entre professor e estudante acontecerá nas aulas online. O espaço de interação no IsCool App deve ter caráter exclusivamente pedagógico;


● Em breve informações detalhadas sobre o acesso.


Senhores pais, prestes a completar 60 anos, o Colégio Santa Rosa sempre foi leal a sua missão educacional e assim permaneceremos, inclusive em momentos de crise. Tomadas de decisões precisam ser cautelosas e uma análise criteriosa do perfil institucional precisa ser realizada diante do fato que a todos surpreendeu.


Permaneçam conosco... Confiantes e otimistas!


Vamos às respostas de algumas perguntas frequentes:


1. O retorno das aulas acontecerá, de fato, em 01 de junho?


Apenas os desdobramentos da COVID 19 irão dar essa certeza. Agora é inviável qualquer posicionamento a respeito. Nossas ações têm como base o último decreto. Em caso de mudanças posteriores, tudo precisará ser retomado e reformulado. Estamos atentos aos órgãos educacionais, que nos orientam.

2. Como ficará o calendário escolar?
Faremos todos os ajustes necessários a fim de garantir, dentro das possibilidades causadas pelo problema, um bom aproveitamento das habilidades e competências dos respectivos anos.


● Dias 12 e 13 de março a reposição será integral;


● De 16 de março a 29 de maio: Deste período, um percentual de 50% (cinquenta por cento) será considerado letivo. Esse percentual poderá ser alterado diante de situações inusitadas referentes à pandemia;


● Iremos inserir sábados letivos. Essa ação é fundamental, inclusive, para completar as horas exigidas pelos órgãos superiores;


● O recesso de julho não poderá acontecer, pelos mesmos motivos citados anteriormente;


● Temos a pretensão de oferecer um recesso maior referente ao feriado de Nossa Senhora Aparecida e Dia dos Professores. Tudo irá depender dos desdobramentos futuros;


● Com este planejamento, o ano letivo findará em 11 de dezembro, com o período de recuperação até 18 de dezembro.


Estamos empenhados em fazer o melhor possível!


3. Vocês irão antecipar férias e recesso?
Não. Desde o início da suspensão das aulas, estamos e continuaremos em atividade, em respeito aos estudantes e suas respectivas famílias, que precisam do suporte da escola.


4. Qual será a frequência do envio de atividades?
Diárias. Sugerimos que ao menos um turno seja destinado para as demandas escolares. Para o Fundamental I e II, funcionará como habitual: turno para as aulas e no contra turno um momento para as “tarefas de casa”. O ajuste na quantidade de tarefas será feito para garantir às crianças e adolescentes momentos para outras atividades que não sejam escolares, dentro da logística e possibilidades de cada família. Contamos com o feedback dos senhores.


5. Como será o processo de avaliação?
Neste momento, o processo de avaliação deverá, necessariamente, ser modificado e atenderá a demanda de cada segmento. Os professores irão avaliar a melhor estratégia e ferramenta. Existe uma possibilidade que estas aconteçam, prioritariamente, no retorno das aulas.


Reforçamos que alterações poderão acontecer em todas as instâncias, a depender do cenário da saúde pública.
Estamos em um respeitoso e intenso movimento de organização dessa nova demanda. Desejamos que todas as escolas tenham sucesso em suas estratégias.


Nosso maior objetivo é atender as famílias e os alunos, por isso temos apresentado uma diversidade interessante de material pedagógico, para que o estudante permaneça em um processo de aprendizagem significativo. Precisamos do apoio de TODOS.


Agradecemos as mensagens de incentivo e reconhecimento enviadas à equipe diretiva e corpo docente. A motivação vem de vocês !


Atenciosamente,
Equipe Diretiva do Colégio Santa Rosa
Brasília, 08 de abril de 2020.

Publicado em: 08/04/2020

Orientações gerais referentes ao período de suspensão: posicionamento da escola, calendário escolar, aplicativo, plataforma e orientações de estudo.

Senhores responsáveis,


Inicialmente, recebam o nosso carinho e toda a atenção neste momento peculiar, que exige de todos nós: paciência, compromisso, envolvimento e responsabilidade. A missão de nossa Rede de Ensino traz a promoção, o resgate da dignidade humana e a vida como essência.
Diante dessa missão, permanecemos em atividade e atentos, seguindo as medidas de enfrentamento da emergência de saúde pública decorrente da pandemia do Novo Coronavírus (COVID-19), conforme referências oficiais divulgadas desde 11 de março de 2020, a iniciar pelo Decreto nº 40.509, do governo local. Estas revogadas pelo decreto n° 40.583, no âmbito do Distrito Federal, em 01 abril de 2020, que dispõe:


[...]
Art. 2º Ficam suspensas as atividades educacionais em todas as escolas, universidades e faculdades, das redes de ensino pública e privada, no âmbito do Distrito Federal, até o dia 31 de maio de 2020.
[...]
Art. 11. As medidas previstas neste Decreto poderão ser reavaliadas a qualquer momento, mesmo antes do prazo estipulado nos arts. 2º e 3º.
[...]


Todas as ações escolares dependem dos desdobramentos referentes à COVID-19 e suas implicações. Como Instituição Educacional socialmente responsável, estamos empenhados em organizar da melhor forma possível nossas demandas escolares, a fim de minimizar os efeitos que a suspensão das aulas acarreta. Este é um momento que, necessariamente, escola, família e estudantes formam um único corpo acadêmico. Não imputamos a nossa responsabilidade aos senhores; mas, partilhamos, sim, um compromisso com a aprendizagem em tempos de isolamento social. Permanecemos à disposição para suporte pedagógico e socioemocional. Em caso de necessidade, não hesite em estabelecer contato conosco.

Para que possa haver uma organização precisa, seguem alguns esclarecimentos e orientações:


1) Calendário escolar


Como já mencionado, estamos acompanhando todas as demandas que a pandemia nos apresenta e, a partir das orientações dos órgãos educacionais competentes, realizamos alguns ajustes. O uso do recesso escolar em julho/feriado, inserção de sábados letivos e dilatação do calendário são possibilidades que podem ser colocadas em prática, diante de nosso compromisso com as habilidades pedagógicas dos estudantes. Demanda necessária e que todos conhecem. A equipe será cautelosa nessa organização e contamos com a compreensão de todos, partindo da premissa de que se trata de uma situação inusitada, inclusive para nós.
O Conselho de Educação do Distrito Federal, em seu parecer n° 33 2020-CEDF, apresenta o uso da tecnologia como possibilidade de estratégia acadêmica, com caráter não presencial, como uma importante ferramenta para ajuste do calendário escolar, levando em consideração o perfil exigido para a letividade. O Colégio Santa Rosa, no uso dos direitos conferidos, irá fazer uso dessa metodologia, objetivando a continuação do processo de aprendizagem.


2) O aplicativo IsCool App


Desde o início da suspensão das aulas presenciais, conforme decreto já mencionado, o Colégio tem enviado atividades para realização domiciliar. Esse fato passou a ser gradativamente potencializado com o advento das videoaulas. Logo, estivemos e permaneceremos em atividade, em respeito à necessidade de movimento acadêmico dos estudantes. O primeiro momento de uso da nova tecnologia (videoaula) foi, para todos, um desafio superado com muita determinação e compromisso. Todavia, acreditamos na efetiva parceria entre as partes (escola e família) e continuaremos usando essa alternativa para fins acadêmicos. À frente, estão algumas orientações com o objetivo de tornar essa experiência mais eficaz bem como minimizar os problemas que, porventura, possam surgir:

  • Para que a ferramenta seja viabilizada, contamos com a organização e planejamento também dos senhores. Sugerimos uma rotina de estudos bem estabelecida para os estudantes;

  • As videoaulas serão postadas em nossa plataforma IsCool App, seguindo um planejamento. Atividades também serão postadas como fixação do conteúdo da videoaula. Essas atividades possuem perfis diferenciados que serão apresentados pelos professores para que sejam feitas com excelência;

  • Algumas videoaulas podem ser ministradas pelo professor da matéria do turno contrário. Em algumas matérias, há dois ou mais professores.

  • Os pais e estudantes poderão tirar suas dúvidas com os professores, deixando-as registradas no espaço específico da própria mensagem. O professor irá responder, obedecendo ao seu dia e horário de trabalho. É importante que o acesso ao professor enfoque questões essencialmente pedagógicas;

  • SOLICITAMOS QUE, AO SE APROPRIAR DA MENSAGEM, NOTIFIQUE O RECEBIMENTO, COMO PARTE DO CONTROLE DE FREQUÊNCIA; Além do “link” via IsCool App, estamos organizando, no site do Colégio, os vídeos por ano de ensino no novo menu “videoaulas”;

  • Ainda estamos ajustando o nível e a quantidade de atividades domiciliares diárias, levando em consideração fatores intra e extra escolares;

  • Estaremos em contato direto com os senhores e qualquer nova estratégia será comunicada;

  • A autonomia é importante. O acompanhamento é essencial!

3) Plataforma virtual


Estamos cientes de que o novo contexto acadêmico não extingue o uso de tecnologias educacionais avançadas, que privilegiem o acesso direto ao professor em tempo real. Por isso, em breve receberão informações detalhadas de acesso a essa ferramenta, em informativo específico. Neste momento é necessário cautela e precisão em todas as decisões.


4) Orientação aos alunos


Queridos alunos,
Sigamos rumo a essa nova demanda. Algo inusitado requer muita cautela e dedicação. Contamos com vocês e com seus familiares nesse processo de aprendizagem virtual, fundamental para seguirmos nossos trabalhos acadêmicos. Seguem algumas dicas importantes:

 

  • Crie uma rotina de estudo organizada, com horário estabelecido e local adequado, fugindo de estímulos externos. Não permita que algo atrapalhe a sua concentração;

 

  • Organize o espaço com tudo que irá precisar, de forma que seu estudo não seja interrompido;

 

  • Assista aos vídeos com atenção e espírito investigativo. Haverá a possibilidade de retorno quando não compreender algo. Não perca essa oportunidade. Existe um canal de acesso ao professor dentro da plataforma digital IsCool App;

  • Durante as aulas “ao vivo”, mantenha-se atento e participativo. O êxito deste momento depende também do seu comprometimento;

 

  • Não hesite em aprofundar-se no conhecimento, buscando outros acessos, desde que confiáveis;

 

  • É fundamental que mantenha os seus cadernos organizados. Assista aos vídeos, participe das aulas, registre as informações; organize as principais ideias e siga as orientações dos professores;

 

  • NÃO DEIXE PARA AMANHÃ! Realize as atividades evitando acúmulo. Leia e obedeça aos comandos;

 

  • Guarde as atividades impressas em uma pasta de forma organizada; o mesmo deve ser feito em relação às atividades feitas no computador.

 

  • As atividades podem ter perfis diferenciados. LEIA ATENTAMENTE OS COMANDOS!

 

  • Os materiais escolares (cadernos e livros) estão disponíveis para retirada, na escola, em horário comercial.

 

  • Registre em sua agenda, no respectivo dia, o que já foi realizado e o que precisa executar. Esse planejamento irá ajudar a não esquecer nada. Acredite!

 

  • Quanto ao acesso: acompanhe na plataforma IsCool App a sinalização das atividades e vídeos, com seus respectivos “links”. Além do “link” via IsCool App, estamos organizando, no site do Colégio, os vídeos por ano de ensino no novo menu “videoaulas”;

 

  • Seja responsável e comprometido! A ferramenta educacional, com acesso remoto, requer do estudante muito compromisso e um perfil autônomo e eficaz. Não se pode permitir autossabotagem. Esteja atento a isso!

 

  • Organize o seu dia de forma que momentos de lazer e interação familiar sejam contemplados. É fundamental!

 

  • Queridos alunos, contem com o auxílio dos responsáveis. Credibilize e respeite aquilo que for combinado entre as partes: estudante, família e escola.

3) Considerações finais


Estimados pais, este é um momento que precisamos nos UNIR em prol da saúde de nossa comunidade escolar, além de unir esforços para fins acadêmicos.
Sabemos que o processo de migração para uma nova realidade de ensino remoto pode ensejar possíveis ajustes e, por isso, contamos com os senhores.
Estamos acompanhando os desdobramentos burocráticos e administrativos referentes ao uso da tecnologia (EAD). Nossas referências são os órgãos competentes e suas orientações.
Certos de que em breve nos encontraremos... Seguimos trabalhando por vocês daqui.

 

Atenciosamente,
Equipe Diretiva do Colégio Santa Rosa
Brasília, 3 de abril de 2020.

 

Publicado em: 03/04/2020

Envio de Atividades Avaliativas durante a suspensão

ARQUIVO 3 - 17.03.2020.jpg

Publicado em: 17/03/2020

Suspensão das aulas por quinze dias, conforme segundo decreto.

ARQUIVO 2 - 16.03.2020.jpg

Publicado em: 16/03/2020

Suspensão das aulas por cinco dias conforme o primeiro decreto.

ARQUIVO 1 - 11.03.2020.jpeg

Publicado em: 11/03/2020