Santa Rosa Equipe Pedagógica Aos Pais Esportes Eventos Pastoral Escolar
ESPORTES

 

   Futebol



Muita gente não compreende o poder e o magnetismo que o futebol exerce sobre as pessoas. Estima-se que durante uma copa do mundo 75% da população mundial pare diante da televisão para assistir aos jogos. O brasileiro então não perde uma copa do mundo por nada.

O que poucos sabem é da verdadeira história por trás do surgimento deste nobre esporte. Sociólogos deleitam-se ao falar de futebol. Entre eles, um dos mais famosos, o sociólogo Norbet Elias, ao estudar o futebol trouxe à tona a origem deste esporte como grande instrumento civilizador das massas. O jogo imita a guerra, e o ser humano parece trazer em seu corpo a pré-disposição para guerrear. O surgimento do futebol significou a possibilidade de combater um adversário, com regras, respeito e muita diversão. Ao contrário da guerra, que para trás deixa somente sangue e dor.

O futebol, ao seu modo ensina e os estádios são como grandes sala de aula. Mesmo diante das críticas que apontam o futebol como incitador da violência, pesquisas comprovam que as comunidades em que o futebol é seriamente trabalhado o número de gangues é menor e a violência é transformada em energia competitiva, em vitórias, em medalhas.

Neste segundo bimestre de 2009, a equipe de educação física nas turmas de Ensino Fundamental, desenvolveram um trabalho minucioso. Trabalhamos o futebol numa perspectiva mais aprofundada. Focalizamos a origem do esporte regulamentado (dotado de regras) e sua importante função civilizadora.


Fizemos um laboratório do esporte, onde criamos nosso próprio campeonato, testando novas regras no intuito de atingir objetivos mais audaciosos como por exemplo a resolução de problemas sem a necessidade de um árbitro. Finalizamos nosso bimestre pesquisando as diversas formas como o futebol vem contribuindo no desenvolvimento humano em específico, projetos sociais sérios e seus resultados nas comunidades em que atuam.


Nossos alunos foram instigados a criarem seus próprios projetos, e tiveram bastante sucesso. O resultado final de nossa abordagem foi a percepção de que as mudanças sociais que tanto desejamos para o mundo estão mais próximas do que imaginamos, e que mesmo um indivíduo em idade escolar pode gerar mudanças significativas em seu mundo, bastando para isso curiosidade, criatividade e muita força de vontade. Parabéns alunos do Santa Rosa.

Professor de Educação Física - Ariel Vieira de Moraes Filho[/TITULO2

 

SGAS 601 - Asa Sul - Brasília - DF - CEP 70200-610 - Fone 3224-2966